Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

sábado, 31 de outubro de 2009

G. P. T. L. – 31º ANIVERSÁRIO e XXIII LEÇA 2009 MARCADOS PELA SAUDADE

O 31º aniversário do Grupo Paroquial de Teatro, celebrado como habitualmente no dia 5 de Outubro, foi desta vez marcado pela homenagem póstuma à Mª Emília Soares, actriz e Secretária da Direcção do GPTL, recentemente falecida. Foi lembrada ao longo daquele dia, primeiro na romagem ao seu túmulo, depois através do descerramento de uma lápide na Galeria Padre Lemos, no Salão Paroquial, a “casa” do GPTL e na missa das 19horas, que foi também pela sua alma. Foi um dia um pouco triste para o Grupo, mas diz quem conheceu bem a Milita, que tiveram que celebrar, pois ela não quereria que o dia de aniversário fosse passado de outra forma.
E decorre já desde 3 de Outubro o XXIII Encontro de Teatro Leça 2009, que começou com a apresentação da peça “O Auto da Alma” pela CONTACTO - Companhia de Teatro Água Corrente, de Ovar. Seguiu-se a “6ª Escola de Teatro” do GPTL, no dia 10 de Outubro, onde os actores de todas as idades puderam mostrar tudo o que aprenderam desde Maio, em “Fim do Percurso”; “Era Uma Vez Um Gato”, pelo TEAGUS – Teatro Amador de Gulpilhares (Gaia), no dia 17; “O Albergue”, no dia 24, pela Associação Recreativa Os Plebeus Avintenses (Gaia) e, no próximo dia 31 de Outubro, a Companhia Teatral de Ramalde da Associação 26 de Janeiro (Porto) apresenta “A Gayola”. Dos quatro espectáculos de Novembro, dois serão da responsabilidade do Grupo anfitrião, que apresentará, no dia 7, “Leandro, Rei da Helíria” e no dia 28, no encerramento do Leça 2009, “No Crepúsculo da Vida” da autoria de António Paiva, que também encenou. Nos dias 14 e 21 de Novembro serão apresentadas as peças “Morgado de Fafe em Lisboa”, pela Nova Comédia Bracarense e “A Rua Direita”, pela Sociedade Musical 1º de Agosto (Coimbrões). Também o Leça 2009 homenageia a memória da Mª Emília que, tal como diz António Paiva na apresentação desta festa do Teatro, “continua bem viva, em espírito, em todas as nossas actividades”, em especial no espectáculo de encerramento, no dia 28 de Novembro, em cuja peça a malograda actriz iria participar. Citando o guião do Leça 2009, “Ela, (…), lá onde estiver será o nosso principal espectador”.
Está de parabéns o Grupo Paroquial de Teatro, que continua a mostrar o mesmo empenho e entusiasmo do primeiro dia e já lá vão cerca de 61peças representadas ao longo destes 31 anos de vida do Grupo.

Parabéns!

Marina Sequeira in "A Voz de Leça" Ano LVI - Número 7 - Outubro de 2009