Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Escolhidas as 7 Maravilhas de Leça

As 7 Maravilhas de Leça da Palmeira foram, finalmente, conhecidas no passado dia 13 de Março. Uma cerimónia deste tipo está, normalmente, rodeada de enorme expectativa, mas, neste caso, dado que todos os monumentos a concurso são “nossos”, havia apenas curiosidade em saber quais os mais votados – afinal todos são exemplos do muito que temos em termos de património. A ocasião contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, do Sr. Presidente da Junta, Dr. Pedro Tabuada além do júri e dos representantes das entidades que tutelam os monumentos que estiveram a concurso, (Câmara Municipal de Matosinhos, Paróquia de Leça da Palmeira, APDL e Capitania do Porto de Leixões).
Entre as 7 escolhidas estão a nossa Igreja Matriz e a Imagem de Nossa Senhora da Conceição, maravilhas autênticas desta nossa terra.
As outras cinco são: o Farol da Boa Nova, o Museu e Quinta de Santiago, o Titã do Molhe Norte, a Quinta da Conceição e a Casa de Chá da Boa Nova.
A votação on-line decorreu durante 2 meses, de 7 de Janeiro a 7 de Março, tendo-se registado mais de 1000 votos - entre os entrados via Internet e os recolhidos entre os mais de 600 alunos das Escolas EB 1 de Leça, que votaram, em boletim individual, após um conjunto de acções de sensibilização nos respectivos estabelecimentos de ensino.
A cerimónia incluiu momentos de poesia, a cargo do pintor e poeta Leceiro António Mendes e de Conceição Pires, bem como o anúncio de projectos futuros relacionados com a temática das 7 Maravilhas de Leça da Palmeira e que passam por um roteiro das 7 Maravilhas e exposição dos trabalhos que os alunos das Escolas do 1º Ciclo realizaram a este propósito.
Independentemente dos monumentos escolhidos, o objectivo mais importante foi, de certeza, conseguido – que os mais novos conheçam o que a sua terra tem de belo e, conhecendo, aprendam a gostar e a preservar como “seu património e parte importante da sua identidade.”
Marina Sequeira in "A Voz de Leça" Ano LVI - Número 2 - Abril de 2009