Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Paulo, Homem de Três Culturas

Como estava previsto, teve lugar uma palestra sobre S. Paulo, no âmbito da celebração do grande jubileu que termina no próximo mês de Junho – O Ano Paulino.
Foi orador o Cónego Dr. Arnaldo C. de Pinho, que desenvolveu a sua alocução em torno daquilo que foi o grande lema Paulino – a evangelização pelo testemunho, tendo como ‘imagem’ de fundo um mapa do império Romano, onde se pôde observar o alcance da influência Paulina.
Tal como em muitos outros campos, também aqui se pode estabelecer paralelismos com a nossa história contemporânea – também hoje nos debatemos com questões de identidade, com a necessidade de saber lidar com a diferença, e S. Paulo, nos primeiros séculos, teve que deixar para trás a sua cidadania judaica e abrir-se a uma nova identidade. No século I, também o mundo ocidental passava por uma crise de valores e acabou por ser esse o terreno propício às novas religiões que vinham do oriente, entre elas o Cristianismo – hoje precisa-se de nova evangelização para combater o desânimo dos crentes, e, tal como S. Paulo, enquanto cristãos e católicos, todos temos a responsabilidade de, pelo testemunho, sermos agentes activos desse processo de conversão, que se quer de carácter permanente em todos os momentos da nossa vida.

Marina Sequeira in "A Voz de Leça" Ano LVI - Número 2 - Abril de 2009