Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

terça-feira, 31 de março de 2009

A Voz de Leça Faz 56 anos

Neste últimos anos, ao assinalar o aniversário d’ A Voz de Leça, que é celebrado em Março, ao fazer-se o ‘balanço’ do ano que terminou, tem sempre havido factos a assinalar – uns mais alegres, (quando a equipa redactorial cresceu e se alargou a diferentes grupos etários), outros menos, (quando alguém se afastou), outros que apenas podem ser classificados segundo a expectativa que se criou, (como quando voltámos a trabalhar directamente com a Gráfica Firmeza)…
Mais uma vez, há algo a ‘marcar’ o 56º aniversário – ao longo deste último ano ‘ganhámos’ dois colaboradores, os Srs. Padres Lynce de Faria e Amaro Gonçalo, que têm a particularidade de serem de fora da Paróquia, (o primeiro é originário da diocese de Viseu e o segundo é o Pároco da Senhora da Hora). Honra-nos a sua colaboração que veio enriquecer o conteúdo deste Jornal, em especial na sua vertente de formação e orientação, tal como o pensou o seu fundador e foi sempre a principal preocupação do nosso Director e Pároco. Continuamos assim e sempre a cumprir o que preconizou D. António Ferreira Gomes, na fundação d’ A Voz de Leça, em 1953 – ser “voz de muitas águas”, cada vez mais.
Estamos todos de parabéns!

… mas há dificuldades.

Este texto devia ser apenas de ‘festa’ pelos 56 anos do jornal, que, nunca é demais repetir, é o mais antigo da Vigararia de Matosinhos. No entanto, fruto da crise global, (ou talvez não…), debatemo-nos com uma considerável diminuição das vendas, no fim das missas do fim-de-semana. É preocupante, porque cada jornal custa apenas 50 cêntimos. Temos consciência de que, enquanto jornal de cariz religioso, poderá não ser de leitura fácil e/ou acessível para todos, mas é também para se ir assimilando devagar. Além disto, há ainda a questão do valor da assinatura, com um número assinalável de assinantes a pagar apenas 5€, o que é muitíssimo pouco como valor anual.
Não deixo aqui qualquer apelo – a situação é suficientemente esclarecedora e fala por si.
Cabe a cada um agir, para que possa haver futuro para A Voz de Leça!


Marina Sequeira in "A Voz de Leça" Ano LVI - Número 1 - Março de 2009