Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

segunda-feira, 31 de março de 2008

A Voz de Leça Faz 55 Anos

Por iniciativa do Padre Alcino Vieira dos Santos, A VOZ DE LEÇA nasceu em Março de 1953, há 55 anos, para “falar, dizer, informar, formar, orientar, acompanhar”, tal como referiu D. Armindo Lopes Coelho na mensagem que dirigiu a este Jornal no 50º aniversário. Curiosamente, em 2003, a direcção d’A Voz de Leça estava igualitariamente repartida entre o fundador e o Sr. Padre Lemos, seu actual Director – 25 anos para cada um. Cinco anos depois essa igualdade está desfeita – já passaram 30 anos desde que o nosso Pároco assumiu a Direcção. Não tão marcante como as Bodas de ouro, 55 anos é também uma data “redonda” propícia à lembrança e à menção de quem por cá passou, em especial o fundador, Padre Alcino Vieira, que pensou este Jornal e o tornou ‘Voz’ da Paróquia e para a Paróquia. Fez destas páginas um canal de comunicação sempre aberto com os seus Paroquianos, tal como D. António Ferreira Gomes preconizou na mensagem que dirigiu à Paróquia há 55 anos, na primeira edição: “Por ele a freguesia manifestará as suas aspirações e anseios, dirá das suas iniciativas e realizações. ”Aqui surgiram as primeiras referências aos Bairros dos Pobres e ao Salão Paroquial, que foram as duas mais importantes obras que nos deixou. Aqui foi dando conta do andamento dos projectos, das obras em si, das dificuldades, mas também das ofertas generosas, tantas vezes surpreendentes, que sempre surgiam quando o ‘aperto’ era maior.
Claro que nem tudo foram “rosas” nestes anos todos e houve tempos menos felizes na vida deste Jornal, em especial quando, com escassas perspectivas de continuidade quase desapareceu, em 1978 e 1985. Reergueu-se, primeiro a custo, depois com mais pessoas, (o Alcino Glória, o Sr. Filipe Pacheco e o Manuel José Carneiro) e há um ano, sublinhava-se a estabilidade da Equipa que elabora o jornal mês a mês, reforçada por um grupo de jovens, para além do Eng.º António Ferreira e do Eng.º Rocha dos Santos, que tem levado A Voz de Leça em incursões pelo passado da nossa terra. Nos últimos seis meses houve, porém, algumas mudanças – a Perícia deixou-nos, pelo que voltamos ao contacto directo com a Gráfica Firmeza, como há anos se fazia e o Sr. Filipe Pacheco cessou a sua colaboração regular. Tivemos que alterar ‘timings’ e algumas ‘formatações’, já que agora o Jornal passa exactamente pelos mesmos procedimentos na fase anterior ao envio para a Gráfica, com meios menos ‘profissionais’, mas com um empenho imenso de quem faz questão de apresentar a mesma qualidade.
Sem nunca perder de vista o essencial da já citada mensagem de D. António Ferreira Gomes, de ser “voz de muitas águas” e “o eco permanente do marulhar profundo (…) da vida paroquial” A Voz de Leça faz-se, acima de tudo, com muito gosto e sempre num exercício de prazer.

Estamos todos de Parabéns!
Marina Sequeira
in "A Voz de Leça" Ano LV - Número 1 - Março de 2008