Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A Nova Igreja da Santíssima Trindade

No âmbito da Peregrinação Internacional de Outubro deste ano, no dia 12 do mesmo mês, foi inaugurada a nova Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, por Sua Eminência o Senhor Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, e Legado Pontifício para esta celebração, onde também estiveram presentes o Sr. Presidente da República e o Sr. Primeiro Ministro. O momento alto da celebração deu-se com a entrada da imagem de Nossa Senhora na nova basílica, vinda da Capelinha das Aparições. A porta principal foi oficialmente aberta pelo Sr. Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
A construção da nova igreja de Fátima, que é também o maior recinto público fechado do país, custou cerca de 80 milhões de Euros, pagos literalmente pelos donativos que os peregrinos foram deixando no Santuário ao longo do tempo.
De forma circular e com 125 metros de diâmetro, é sustentada por um enorme pilar que suporta toda a cobertura, o que evita a existência de colunas n o interior do templo. O mentor deste grande projecto arquitectónico foi o arquitecto grego Alexandre Tombazis, que procurou combinar a luz e a tecnologia, respeitando a atmosfera de Fátima.
A iluminação interior é feita através do tecto da igreja, por janelas voltadas para norte, o que permite que haja luz natural durante o dia. Também é possível, através de um sistema computadorizado, mudar a iluminação em diversos lugares e com diferentes intensidades. Este gigantesco projecto inclui um enorme espelho de água nas duas escadarias centrais paralelas à entrada. Tombazis admite que a existência deste espelho transmite ás pessoas calma e serenidade.
A porta principal da nova igreja á consagrada a Cristo, a as doze portas laterais aos Apóstolos.
Com o volume de quase 130 mil metros cúbicos e uma altura média de 15 metros, esta nova igreja tem capacidade para nove mil fieis sentados, com lugares para deficientes, existindo ainda a possibilidade de separar o espaço com uma divisória com cerca de dois metros para assembleias mais pequenas, até três mil lugares. Com estas características, a Igreja da Santíssima Trindade é a melhor do país e uma das melhores e maiores a nível mundial. Trabalharam na sua construção cerca de três mil e trezentas pessoas, que em jeito de homenagem verão em breve os seus nomes gravados num monumento que irá ser colocado no interior da igreja.
Agora uma das grandes prioridades é a segurança e a manutenção do espaço. Para tal o Santuário teve de contratar 20 novos funcionários e procedeu ao reforço da segurança devido ao valor das obras de arte existentes no interior. Também no interior existem três capelas da Reconciliação, que podem servir igualmente para outras celebrações. Esta chamada “Zona da Reconciliação” é constituída por uma área para os peregrinos portugueses, com salão para seiscentos lugares sentados e trinta e dois confessionários, e outra área para peregrinos estrangeiros, com duas capelas de cento e vinte lugares sentados, cada uma, e também com trinta e dois confessionários.
Para substituir a antiga foi igualmente erguida uma nova Cruz Alta junto à Igreja da Santíssima Trindade. A inauguração da nova Cruz decorreu no passado dia 29 de Agosto, dia em que se celebra o martírio de S. João Baptista, o Precursor de Jesus Cristo. A cruz teve de ser dividida em peças, dada a sua grande dimensão. Esta nova Cruz Alta é da autoria do artista alemão Robert Schad, que ganhou um concurso instituído para a iconografia da Igreja da Santíssima Trindade. Em aço corten, a cruz tem trinta e quatro metros de altura e outros dezassete de largura, ao nível dos braços. Substitui assim a antiga cruz, que frequentemente servia de ponto de encontro de muitos peregrinos.
A encerrar a cerimónia da inauguração da Igreja da Santíssima Trindade, D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, leu o poema que Shopia de Mello Breyner escreveu na Páscoa de 1990, “A CASA DE DEUS”.

João Teixeira
in "A Voz de Leça" - Ano LIV - Número 8 - Novembro de 2007