Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ILUSTRES LECEIROS - ALBANO SOARES CHAVES

ALBANO SOARES CHAVES, professor primário em Leça da Palmeira, foi o ilustre leceiro apresentado no respectivo ciclo de conferências promovida pela Junta de Freguesia e cuja apresentação esteve a cargo de seu filho Dr. Albano Chaves.
O professor Albano Chaves nasceu a 9 de Dezembro de 1901, em Tabuaço. Após a instrução primária feita na escola local, diplomou-se na Escola Normal de Vila Real em 1919, tendo sido colocado neste mesmo ano em Paradela – Tabuaço, onde permaneceu até 1930.
Neste ano após concurso para nova colocação, ficou em primeiro lugar em três localidades, tendo optado por Leça da Palmeira, para bem dos Leceiros!
Aqui, em Leça da Palmeira, foi colocado na Escola Primária Masculina, que funcionava junto à antiga Ponte de Pedra, no inicio da Rua de Óscar da Silva. Passou pela escola primária da Amorosa e fixou-se na Escola da Praia, de onde se aposentou em 1963, com quarenta e dois anos de bons serviços.
Desempenhou o cargo de Delegado Escolar de Matosinhos durante dez anos, tendo sido exonerado a seu pedido. Sabemos agora que por motivos de saúde.
Foi louvado por várias entidades como o Ministério da Educação, a Direcção Geral do Ensino Primário, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Junta de Freguesia de Matosinhos.
Foi agraciado com a “Ordem da Instrução Pública”, no grau de cavaleiro pelo Presidente da República, Marechal Craveiro Lopes.
Na sua acção como professor foi muito mais além do que a missão lhe exigia; isto é, de ensinar a ler, a escrever e a contar, despertando nos seus alunos, homens de amanhã, os sentimentos de generosidade, honestidade, lealdade e de trabalhadores, para que com satisfação pudessem enfrentar a vida.
Inovou o conceito de escola implementando as cantinas e as caixas escolares, com reflexo nos inúmeros benefícios proporcionados aos alunos mais humildes.
Foi nomeado “Cidadão de Mérito” de Leça da Palmeira e “Cidadão de Honra” de Matosinhos e homenageado pelo “Lions Clube de Leça da Palmeira” por tantos e tão elevados benfeitores concedidos a Leça da Palmeira no foro Cultural e Social.
Nos seus tempos livres dedicou-se oficialmente à elaboração de preciosos livros didácticos para as diferentes disciplinas e anos escolares, pelos quais várias gerações aprenderam e que alguns guardam com boas recordações.
Assim se reconhece o valor de um homem, que não sendo natural desta terra aqui se radicou e desinteressadamente elevou da melhor forma que encontrou, a juventude em formação dando origem a homens que garantiram um futuro melhor, deixando-nos ainda aqui a sua própria família, simpática e de uma educação extrema como exemplo para a sociedade em que vivemos.

Eng.º Rocha dos Santos in "A Voz de Leça" Ano LVI - Número 6 - Agosto/Setembro de 2009