Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

sexta-feira, 31 de julho de 2009

CASCATAS em LEÇA
















Há cerca de dois anos, dei com uma cascata, (bem bonita, diga-se), naquilo a que chamei ‘sítio mais improvável’, por ser a montra de um cabeleireiro. Porque as cascatas são uma tradição nossa que caiu em desuso, hoje, encontrar uma que não tem a ver com o concurso que o RTA costuma promover, é ainda mais agradável. Pois lá esteve de novo a cascata, na tal montra, mas desta vez ainda mais completa, com a procissão comportando os andores dos três santos populares, e este ano, até teve pálio a cobrir o ‘Sr. Prior’. E o espaço da montra ficou pequeno para as três capelas com o respectivo padroeiro, a procissão mais completa, com a banda de música a acompanhar e outra a tocar no coreto, o fogueteiro e toda a multiplicidade de figurantes da cascata em si.
Desta vez, descobri outra, na mesma rua, na montra de um pequeno café-bar, diria eu, outro ’sítio improvável’, mas que até teve, pela cascata, direito a visita de canal de televisão regional, (como me informou a dona, apareceu no Porto Canal).
Parabéns às duas proprietárias pela iniciativa.

Marina Sequeira in "A Voz de Leça" Ano LVI - Número 5 - Julho de 2009