Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Um Benemérito da Paróquia

A propósito da bênção do Sacrário da Capela de Monte Espinho, ficámos a saber que o pedestal em granito que o sustenta foi oferecido pelo Sr. Filinto Monteiro, sócio-gerente da empresa ROGRANIT GRALPE. Quase conterrâneo do nosso Pároco, (ambos são naturais do concelho de Marco de Canaveses – o Padre Lemos, de Penha Longa e o Sr. Filinto, de Alpendurada), veio para Leça há mais de 40 anos e, apesar de um interregno de alguns anos, em que viveu em Freixieiro e criou ‘laços’ também com a Paróquia de Perafita, aqui vive de novo.
O seu historial de generosidade para com a Paróquia é também longo, de há muitos anos.
Segundo o Sr. Filinto, com quem A Voz de Leça ‘conversou’ breve e informalmente, quase se pode dizer que tudo começou com a imagem de Nossa senhora da Conceição, ainda na vigência do anterior Pároco, Padre Alcino Vieira. “Quando a empresa comprou a máquina de serragem de pedra, a primeira obra que foi executada foi o pedestal para a imagem. Costumo até dizer que foi uma obra abençoada, porque, graças a Deus, nunca faltou trabalho à empresa.”
Além do pedestal, que permite que aquela antiquíssima bela imagem de Nossa Senhora esteja tão bem situada no frontspício da capela-mor da igreja matriz, ao Sr Filinto se devem ‘outros granitos’ da igreja, além do pedestal que suporta o busto do Padre Alcino, inaugurado, em Junho de 2004, junto ao Salão Paroquial, que foi parcialmente oferecido pelo Sr. Filinto. Agora, quando foi preciso, voltou a dizer presente e, desta vez, deu para a Comunidade de Monte Espinho.
Às vezes, pensa-se que os grandes empresários são pessoas distantes e inatingíveis, a quem estas ‘coisas’ passam ao lado. O Sr. Filinto é a prova absoluta do contrário – não só é uma pessoa de trato afável, como não faz questão nenhuma de ser elogiado enquanto mecenas. Dizia-nos, no início da nossa conversa: “Mas não é preciso nada disto. O que dei está dado e pronto. Afinal, não foi nada de extraordinário.“
Pode não ter sido, mas nos dias de hoje ‘pratica-se’ muito a indiferença, muito mais o ‘receber’ que o ‘dar’ e gestos destes não devem passar sem registo.
A Paróquia agradece.
Marina Sequeira in "A Voz de Leça" Ano LV - Número 11 - Fevereiro de 2009