Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Jornadas Mundiais da Juventude - Sidney 2008

Para que se possa conhecer e perceber melhor o que foi esta participação na XXIII Jornada Mundial da Juventude para a vida da Assembleia Paroquial de Jovens de Leça da Palmeira, e tudo o que ela acarretou, decidiu-se escrever este pequeno texto que serve como uma “meditação” ou como uma análise um pouco mais detalhada da mesma.

A primeira questão que se coloca é “como surgiu a oportunidade de participarem na Jornada? De onde veio essa ideia?”

Há cerca de três anos atrás, em 2005, uma amiga nossa e colega de trabalho na Paróquia, a Ana Patoleia, regressou da Jornada Mundial da Juventude em Colónia, na Alemanha. E quando regressou tinha na bagagem muitas histórias, muita alegria e muita Fé. Na altura éramos ainda mais novos, menos experientes. Mas foi neste momento que a vontade de estarmos presentes na Jornada de Sidney se instalou no grupo. Todos nós tínhamos começado a trabalhar mais directamente na APJ há relativamente pouco tempo, mas logo decidimos que a Jornada da Austrália seria um dos nossos grandes objectivos, senão o maior deles.

E a ideia foi-se construindo…

Tínhamos muito pouco. A única coisa que tínhamos de sobra era a vontade. O dinheiro era quase nenhum, a estrutura da APJ estava ainda a ser “re-levantada” e por tudo isso, praticamente ninguém acreditava em nós, naquele bando de jovens que parecia que não tinha os pés bem assentes na terra. Mas fomos trabalhando, “esgravatando” como se costuma dizer. Com pequenos sorteios, com pequenas vendas e alguns donativos, as coisas começavam a erguer-se. Mas o possível preço da viagem que então se especulava também aumentava cada vez mais. Houve muitas vezes a vontade de desistir, a vontade de atirar tudo para trás das costas mas, Ele esteve sempre do nosso lado. Sempre que algum membro do grupo se sentia mais desmotivado, menos confiante, Deus punha sempre outro colega no seu caminho, para juntos lutarem e vencerem esse sentimento.
E o tempo ia passando e o preço ia aumentando com o tempo. 1500, 1800, 2000 euros. Mas havia sempre o medo, o receio de não conseguirmos vencer. Principalmente a partir do último Verão, altura em que a Jornada de Sidney se aproximava mais e começava a ser sentida como um desafio cada vez maior, como uma “obrigação” até para a realização pessoal de cada um. As inscrições no grupo que viajaria pela Diocese do Porto abriram e foi a altura da grande decisão. Vamos ou não vamos? O preço tinha parado nos 2200 euros. Nessa noite tenho a certeza que o sono faltou a muitos membros da APJ. A decisão foi tomada e, perante as possibilidades, chegou-se à conclusão que a APJ seria representada por quatro jovens. Por motivos de trabalho ou de escola, outros colegas que também trabalharam arduamente para o financiamento desta viagem, não puderam participar. A todos eles, mas mais particularmente ao João Teixeira, à Paula Oliveira e à Cláudia Patoleia, o meu agradecimento pessoal. Porque sem eles também não teria sido possível.
Fizemos a inscrição na Diocese do Porto com a decisão de que metade da viagem dos quatro participantes seria paga com o dinheiro conseguido pela APJ nos últimos três anos para esse efeito. E este último ano, foi o ano em que mais trabalho foi exigido, mas o ano em que mais “gozo” tivemos, pois tudo levava à concretização do “tal” sonho.

Ao longo dos 15 dias da Jornada houve muitas emoções, muitos sentimentos…

E o dia 7 de Julho chegou. E finalmente partimos para a Austrália, num misto de alegria, de Fé mas, ao mesmo tempo, de comoção e de lágrimas. Afinal era mesmo verdade! Estávamos mesmo a ir para a Austrália! À medida que a viagem ia decorrendo, à medida que o destino estava cada vez mais perto, cada vez mais nós reflectíamos. “Afinal valeu a pena todo o esforço!”
Mas quando finalmente chegámos a Sidney estávamos ainda mais felizes. E cada dia que passava, estávamos com mais Fé. Cada vez que víamos aquelas multidões a caminhar com um só objectivo, o de unir mais os povos, o de amar mais os irmãos. Também houve lágrimas, houve alturas em que nos sentimos mais perdidos. As emoções são muitas e muitas vezes não as conseguimos compreender bem.
Apesar de tudo, foram 15 dias inigualáveis e inesquecíveis. Recordamos cada minuto com saudade e com muita alegria ao mesmo tempo.

E os 15 dias da Jornada o que é que trazem de novo?

Apesar de ter sido a primeira Jornada para quase todos os representantes de Leça da Palmeira – apenas a Ana Patoleia participou em 2005 –, temos a certeza que cada jornada muda ou aperfeiçoa algo naqueles que nela participam. Lá contactamos com gente de todo o mundo, com realidades muito diferentes daquelas a que estamos habituados e isso torna-nos, de uma maneira ou de outra, diferentes. Existe uma maior vontade de vencer, uma maior vontade de mudar nem que seja o mais pequenino erro. Dos cerca de 500 mil jovens que estiveram nesta XXIII Jornada Mundial da Juventude, estamos certos de que cada um será uma “nova” testemunha de Cristo à sua volta: na família, com os amigos e nas suas paróquias.

Em jeito de balanço…

Depois de tanto trabalho, de tanto sacrifício, estivemos na Austrália. Leça da Palmeira foi vista como uma grande paróquia, pois tinha quatro representantes nesta Jornada. Não foi uma Jornada qualquer. Não que as anteriores mereçam menos respeito, mas Sidney dista 20 mil quilómetros de Portugal. Por isso, agora uma palavra para os colegas que trabalham nesta Paróquia, a qualquer nível, vamos unir-nos ainda mais e fazer ainda mais pelas pessoas de Leça da Palmeira. É possível fazer a diferença!

E depois de Sidney?

Agora o objectivo principal da APJ para os próximos três anos é a preparação para a Jornada Mundial em Madrid. Já nos comprometemos connosco próprios a fazer cumprir este objectivo.
Este texto pode parecer um texto emotivo demais, mas para nós, membros activos da APJ, esta viagem foi muito mais do que uma simples viagem. Foi o principal motivo pelo qual decidimos trabalhar unidos e agora não mais vamos parar.


Dia 2 08/07/08

12h45min – hora portuguesa

Já vamos no 2º dia da nossa grande viagem.
Ontem saímos de Perafita um pouco mais tarde do que era previsto, (como é óbvio). Já tínhamos o nosso rumo bem traçado, o nosso percurso bem definido. A primeira etapa foi Lisboa, onde passámos a primeira noite destes 15 dias que se avizinham, no mínimo, fantásticos.
Fizemos uma pequena paragem na área de serviço de Leiria,, onde o grupo aproveitou para fazer o habitual xixizinho e comer qualquer coisa (ou até para beber uma cervejinha! Xiu! Isso não era para se dizer!). Já pouco faltava para a chegada a Lisboa quando alguns ainda aproveitavam os bancos do mini-bus para dormir, ou então só para fechar os olhos, como a nossa colega Irene ,(sem dúvida!).
Muito animados pela boa disposição do padre Tony e dos outros membros do grupo. Já passava da meia-noite quando chegámos ao sítio onde pernoitámos: a casa dos Padres Espiritanos, mesmo atrás da residência imponente do Sr. Primeiro-ministro, o Engenheiro José Sócrates, (ainda estivemos a ver se o víamos, mas tivemos azar!). Sem fazer nenhum barulho, (claro, claro), “montámos a tenda”, que é como quem diz, arrumámos os nossos sacos-cama para dormir algumas horitas antes da partida para o aeroporto da Portela. À hora combinada (ou depois um bocadinho), lá nos reunimos para o pequeno-almoço e depois, de táxi, rumámos ao aeroporto.
Pensávamos nós que estávamos a chegar cedíssimo, (até fomos entrevistados pelo programa Ecclesia e tudo!), mas não. Os problemas com os vistos e com os nomes trocados começaram e quase ficávamos em terra, mas graças a Deus tudo se resolveu a uns 25 minutos do voo! SORTE!
Lá embarcámos e, até agora, está a correr tudo bem! Já falta pouco para chegarmos a Londres!
A fé está cada vez mais dentro de cada um de nós. Sinto que Cristo está lá longe a chamar por mim e que esse grito se torna cada vez mais nítido, cada vez mais sonante. Como posso eu resistir-lhe? Impossível!
O nosso sonho começou. Há cerca de 2/3 anos sonhámos que podíamos vir até à Austrália. Ninguém acreditou e alguns até tentaram afastar-nos dessa ideia, mas a persistência de Cristo feito jovem em cada um de nós foi maior e graças a Ele estamos a conseguir! Sim, deu-nos muito trabalho, mas cada minuto que estamos a passar está a valer todo o trabalho e esforço do mundo!
“Porque um jovem nunca desiste, muito menos um jovem católico!”

Santa Maria, Mãe de Deus e Mãe dos Jovens,
Rogai por nós!

Algures, perto de Londres.


Dia 3 09/07/08

14H05min – hora portuguesa

Já estamos no 3º dia da nossa viagem.
Depois de 8 horas no aeroporto de Heathrow, em Londres, que mais parecia uma cidade e não um aeroporto, cá estamos num novo avião. Nessas oito horas fizemos de tudo: comemos, dormimos no chão do aeroporto, o Vilaça, o Mário e o João andaram uma hora só para poder fumar um cigarro, jogámos à sueca durante montes de tempo… Enfim, estávamos super cansados e ainda tivemos de aturar um inglês desdentado que nos mandou retirar toda a nossa bagagem de mão de um sítio para outro! Enfim! Mas as 21h35min lá chegaram e finalmente ‘embarcámos’ na prova de fogo – a viagem de Londres para Singapura, ou seja, doze horas e meia de voo. Mas pronto, era de d noite, deu para dormir e para ver uns filmezinhos. Chegados a Singapura, que tem um aeroporto muito calmo e muito moderno ao mesmo tempo, encontrámos logo um português, o que nos deixou muito felizes, obviamente. O senhor é um emigrante na Austrália que estava de regresso a Portugal para umas férias. Ah! O senhor até nos indicou um clube português em Sidney, onde se come muito boa comida portuguesa, o Frazer Park. Assim, se a fome apertar e o tempo disponível assim o permitir, recorreremos a este clube.
Depois de visitarmos o aeroporto e o seu jardim EXÓTICO, (bastante, mesmo), embarcámos de novo no mesmo avião rumo a Sidney. Para quem aguentou quase treze horas, também aguenta mais estas sete. Tem acontecido de tudo neste avião: ou é uma passageira que come o triplo dos outros; ou é um senhor que veste uma saia, (não, não é um kilt, é mesmo uma saia travada!); ou é um passageiro que reclama com todo o barulho e mais algum; ou são os imensos jovens espanhóis que falam a correr. Mas está a ser divertido. Neste momento, estamos a sobrevoar o Oceano Índico, mesmo junto à Indonésia. Já só faltam 4887kms para chegarmos a Sidney. Está quase, quase!
Sinto-me cada vez mais motivada, cada vez mais com Cristo. Basta que deixemos que o amor de Deus nos toque com o seu espírito de luz e com a sua sombra de paz e de amor.

Santa Rita,
Rogai por nós!


Algures no Oceano Índico.

P.S. O mundo é tão pequeno, que quando chegámos ao terminal no aeroporto de Heathrow, encontrei logo um antigo professor meu e da Rita do instituto de Inglês que agora trabalha no aeroporto, o David Powley! Mal comecei a descer as escadas rolantes e vi aquela longa cabeça calva, percebi logo que era ele e dirigi-me onde estava. E não é que perguntei: “David?” Ao que ele me responde “Yes, Ana!” Meu Deus, como o mundo é pequeno! Já foi meu professor há uns anos, já teve milhares de alunos, mas mesmo assim lembrou-se de mim e da Rita!


Dia 5 11/07/08

17h09min – hora australiana

São cinco horas da tarde e já está de noite aqui em Murrurundi, uma “terrinha” na Diocese de Maintland-Newcastle.
Chegámos a Sidney ontem de madrugada. Depois de mais de um dia de viagem de avião, finalmente aterrámos em Sidney. Fomos buscar as malas e descobrimos que uma mala dum colega tinha ficado em Lisboa. Deram-lhe uns trocos para qualquer necessidade e prometeram que lha entregavam aqui, na sua família d acolhimento. Ainda nem sei se o fizeram. Depois deste contratempo saímos do aeroporto, mas nem vimos o sol – fomos logo apanhar o comboio para Newcastle. Mais duas horas de viagem! Saímos numa estação com um nome engraçadíssimo, “Fassifern”. Chegados a Fassifern, fomos recebidos por umas meninas que nos encaminharam para uma nova viagem, esta bem mais curta e de autocarro. O destino era uma escola onde era feito o acolhimento e o registo na diocese de todos os peregrinos. Aqui almoçámos e logo travámos conhecimentos com outros peregrinos colombianos, ingleses, e até dumas nacionalidades muito estranhas, dumas ilhas do Pacífico que eu nunca tinha ouvido falar. Os jovens que iam chegando, iam-se “acomodando” no terreno da escola. Por volta das 19 horas apanhámos novo autocarro para nova viagem de comboio até Mushelbrook, a paróquia onde iam “atribuir” a família de acolhimento a cada peregrino. Logo travámos novos conhecimentos, desta vez com americanos que estavam doidos para saber a nossa opinião sobre George W. Bush! (risos!) Depois de mais duas horas de comboio, la chegámos à nossa cidade e fomos muito bem recebidos por vários jovens. De seguida, fomos matar um pouco a fome na Igreja Paroquial, seguindo-se um momento de oração e a apresentação às famílias de acolhimento. Eu, a Rita, a Ana Patoleia e a Ana Maria ficámos juntas, mas ficámos um pouco assustadas quando percebemos que nos iriam levar à nossa família de acolhimento, porque era um bocadinho longe. E era! Depois de uma hora de viagem, no carro de um senhor padre que fazia ultrapassagens malucas, lá chegámos à “nossa” casa, em Murrurundi, a casa paroquial. E assustámo-nos ainda mais porque era muito, muito, muito gélida e está desabitada porque o pároco tem duas paróquias. Resumindo, isto é um autêntico congelador. Ligámos os aquecedores, mas o frio continuava. Então decidimos que íamos dormir as quatro na sala de estar em frente a um recuperador de calor a lenha, super quente, mas que só consegue aquecer a sala de estar. Lá passámos a noite a maldizer a nossa sorte, porque não tínhamos família connosco e estávamos completamente perdidas no meio do nada!
Hoje de manhã levantámo-nos e fomos à eucaristia concelebrada pelo pároco daqui, o Padre John, o Padre Alípio e o Padre Mateus. Uma missa meio portuguesa, meio inglesa. Na assistência apenas tínhamos dezassete pessoas, sendo que quatro éramos nós.
A seguir fomos almoçar com o Padre Mateus e com o Padre Alípio a um centro de senhoras benfeitoras. Aí visitámos também uma casinha típica reconstruída onde pudemos comprar algumas lembranças.
Depois, passeámos durante cerca de duas horas de carro pelas redondezas da nossa cidade e finalmente vimos cangurus! Três pequeninos, mas eram três cangurus.

22h – hora australiana

Depois desse passeio fomos jantar com os nossos amigos portugueses que estão na paróquia de Scone. Fiquei um pouco triste porque parece que eu, a Rita, a Ana Maria e a Ana Patoleia estamos mesmo no fim do mundo e que a nossa família de acolhimento não é a mais normal. Já voltámos a casa e estamos a preparar-nos para dormir. Amanhã o dia promete ser longo!

Sagrado Coração de Jesus,
Rogai por nós!

Dia 6 12/07/08

21h30min – hora australiana

Mais um dia da nossa peregrinação. Hoje foi um dia bem divertido! Estivemos com os colegas da paróquia de Scone numa quinta onde vimos ovelhas a serem tosquiadas, cavalos a terem os cascos mudados e alguns instrumentos de aborígenes. Lá, almoçámos com alguns peregrinos ingleses, chineses e americanos, e com as respectivas famílias de acolhimento.
O mais engraçado é que essa quinta é pertença de uma senhora da Igreja Anglicana que disse, e com muita razão, que “se todas as religiões trabalhassem juntas, o mundo seria muito melhor.”
Vamos agora descansar, já nas nossas camas (já não está tanto frio) porque o cansaço nas pernas é muito.

São José,
Rogai por nós!


Dia 8 14/07/08

07h40min – hora australiana

Ora acaba de nascer mais um dia aqui em Murrurundi. É pena ter nascido com chuva. Ontem foi um dia FANTÁSTICO! Estivemos numa outra pequena quinta onde fizemos um pic-nic com todos os portugueses do nosso grupo e com as nossas famílias de acolhimento: cantámos, dançámos, rimos e tudo mais a que tínhamos direito. Foi um convívio muito bonito entre todas aquelas nações juntas em prol da sua Fé que se sente cada vez mais e se torna cada vez mais evidente. Tivemos também uma eucaristia toda em português, incluindo os cânticos jovens que encantaram as pessoas das nossas paróquias de acolhimento de Murrurundi, Scone e Mushelbrook, que são paróquias envelhecidas, sobretudo a de Murrurundi. O dia terminou com um óptimo barbecue (=churrasco) aqui na nossa casa, com todos os portugueses e famílias. Foi o tempo das despedidas. Foi o último dia em que estivemos com as nossas famílias de acolhimento. Daqui a pouco vamos deixar Mururrundi, Scone e Mushelbrook, rumo a Sidney, o ponto mais alto desta longa viagem. Houve algumas lágrimas, muito sentimento e a certeza de que nunca nos vamos esquecer de ninguém, de nenhuma cara, ainda que idosa, que durante estes quatro dias apenas viveram para nós, apenas viveram para que nada nos faltasse e estivéssemos bem. Apesar de todos os defeitos da casa, apesar de estarmos numa terra quase no fim do mundo, o balanço é muito positivo. Não chegam todas as palavras de agradecimento do mundo para expressar toda a nossa gratidão para com os nossos “papás” de Murrurundi. Eu, a Rita, a Ana Maria e a Ana Patoleia, apesar de não termos uns pais de acolhimento “permanentes”, visto que estivemos a dormir sozinhas na nossa casa, temos de agradecer tudo aquilo que todos estes velhinhos fizeram por nós as quatro, as suas “girls” (= meninas).
Houve momentos em que chorei, em que me senti muito perdida aqui, porque afinal estivemos sozinhas na casa, mas agora percebo que afinal, os nossos “papás” todos, fizeram tudo, mas tudo o que estava ao alcance deles para que todas gostássemos da nossa estadia aqui na sua humilde terra.
Bem, agora venha Sidney. Venha o encontro com o Santo Padre. Venha mais e ainda mais Fé!

Nossa Senhora de Fátima,
Rogai por nós!


Dia 11 17/07/08

15h45min – hora australiana

Estamos no comboio. Estes dias têm sido absolutamente fantásticos. Super cansativos mas absolutamente maravilhosos.
Depois de cerca de quatro horas de viagens de comboio de Newcastle até Sidney, chegámos à Holy Family School, onde estamos alojados. Nesta escola primária estão também austríacos e os outros portugueses que vieram pelo Departamento Nacional e pelo Patriarcado de Lisboa.
No segundo dia em Sidney, de manhã visitámos a St. Mary’s Cathedral, que é considerada a mais bonita das catedrais de toda a Austrália e que recebeu alguns restauros para que se tornasse ainda mais bela aos olhos dos jovens peregrinos que a visitam. Uma catedral magnífica com cerca de cento e vinte e cinco anos, com belíssimas colunas, pinturas celestiais e acabamentos perfeitos. Depois desta visita estivemos em Barangaroo, onde almoçámos, assistimos à missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude, celebrada pelo Arcebispo de Sidney. Foi no caminho da Catedral para Barangaroo que percebi que estou na Austrália, que realmente estou numa Jornada Mundial da Juventude. Em Barangaroo, trezentos mil jovens concentrados naquela mostra de Fé, comunhão e amor. Trezentos mil jovens apenas com Cristo no coração. Trezentos mil jovens de todo o mundo a transpirarem alegria. O jantar também foi servido no Barangaroo, seguindo-se o Festival Jovem que encantou toda aquela juventude. Mas o cansaço era tanto que tivemos de voltar à nossa escola para o merecido descanso.

22h – hora australiana

No dia seguinte, ou seja, ontem, tivemos uma catequese de manhã na Igreja mesmo em frente à “nossa” escola. O nosso catequista foi um Senhor Bispo auxiliar de Braga. O Espírito Santo foi, obviamente, o tema dessa catequese. Centenas de jovens portugueses e brasileiros entoando cânticos e meditando naquelas palavras tão certas e tão bonitas. Depois da catequese, participámos na eucaristia, também muito alegre e juvenil, como era de esperar.
Depois do almoço na nossa escola, partimos à descoberta de Sidney: fomos a um Aquário e ao Wildlife of Sidney. Foi uma visita giríssima onde pudemos ver animais que só podem ser vistos na Austrália, como cangurus, coalas, e até as mais perigosas cobras e os mais raros repteis e insectos.
O jantar foi, normalmente, servido no Barangaroo, onde também estivemos a assistir a dois concertos no Festival da Juventude. Só depois voltámos à escola, que fica a vinte minutos a pé de Barangaroo até à estação dos comboios e cerca de vinte e cinco minutos de comboio mais.

Santa Maria do Cruzeiro do Sul,
Rogai por nós.
Dia 12 18/07/08

08h30min – hora australiana

Ontem foi um dia também muito cheio, como os outros também têm sido, aliás.
De manhã fomos visitar a Torre de Sidney. Deslumbrámo-nos com a imensa e magnífica vista sobre esta cidade enorme, linda e cosmopolita.
Ao almoço decidimos procurar a Comunidade portuguesa aqui em Sidney. E conseguimos. Rumámos a Petersham, onde fomos logo muito bem recebidos por toda a gente por quem íamos passando. Logo encontrámos um restaurante português e até entrámos a cantar o hino nacional. Foi fantástico e delirante, sentir todo aquele amor ao nosso país por parte daquela gente que tem a sua vida agora edificada a mais de vinte mil quilómetros de distância da sua terra natal.
Comemos uma boa refeição, bebemos um café, (como já não bebíamos há mais de uma semana), e rimos. Rimos muito! Desejaram-nos muito amor, muita felicidade, muitas graças! Voltámos a Sidney, desta vez para vermos o Santo Padre chegar e dar a sua primeira palavra aos milhares de jovens de todo o mundo, de todos os cantos da terra. E vimo-lo passar mesmo, mesmo à nossa frente. O seu sorriso e a sua bênção fizeram-nos sentir tão bem. Naquele momento senti-me muito pequenina, muito minúscula em comparação com tanta Fé, com tanta devoção que cada jovem demonstrava no seu olhar. Meu Deus!
Agora vai começar a nossa catequese de hoje. Vai concerteza “encher-nos”, tal como o Espírito Santo nos tem “enchido” nesta Jornada Mundial da Juventude.


Sagrada Família,
Rogai por nós!

Dia 12 18/07/08

23h30min – hora australiana

Mais um dia que passou e meu coração parece que vai rebentar de tanta felicidade. Parece exagero, mas os dias aqui parecem intermináveis e sempre tão “produtivos”.
Esta tarde tirámos um tempinho para umas compras em George Street, uma das mais conhecidas aqui em Sidney. Depois dessas comprinhas, depressa rumámos a Barangaroo para daí assistirmos à Via-sacra que, diga-se, foi fantástica: de uma parte à outra da cidade, dezenas de actores e actrizes VIVERAM estes episódios da vida de Cristo. O sentimento deles era tão forte que facilmente o conseguiram transmitir e colocar nos milhares de jovens concentrados em Sidney. Então quando o “elenco” chegou a Barangaroo para as últimas estações é que a Fé falou ainda mais alto. Os jovens todos em pé, com as lágrimas caindo pelo rosto de muitos. Que sensação! Impossível explicar o que se sente numa altura destas. Indescritível, sem dúvida!
Mais um jantar no Barangaroo, e mais uma noite de Festival da Juventude. A última. Amanhã partimos para Randwick para O grande fim-de-semana das nossas vidas. Ainda nem acredito!

Senhor Jesus,
Rogai por nós!

Dia 13 19/07/08

04h30min – hora australiana

É cedíssimo mas já estamos a caminho de Randwick. Não há sono em nós, só esperança, só Fé, só vontade de vencer com Cristo. Vai ser um dos grandes fins-de-semana das nossas vidas. Não tenho dúvidas.

09h00min – hora australiana

Chegámos a Randwick onde vamos passar estes dois dias. Já nos acomodámos aqui. Parece que fomos os primeiros a chegar, (nem parece que somos portugueses)! Agora todos descansam e dormem mais um pouco. Estão quase a chegar as “grandes” horas. Nem quero pensar!

Espírito Santo Criador,
Rogai por nós!


Dia 14 20/08/08

19h00min – hora australiana

Já é domingo. Já “passou” o fim-de-semana.
Ontem estávamos todos a descansar durante a manhã, quando vimos que se aproximavam os nossos amigos americanos que conhecemos no primeiro dia aqui na Austrália e com quem estivemos quando fomos para Sidney, depois da semana nas famílias de acolhimento. Que sensação! Pensávamos que nunca mais os iríamos ver na vida, mas Deus “faz” destas coisas, e decidiu trazê-los para perto de nós. Que alegria! A partir daí não mais nos “separámos” e passámos o fim-de-semana juntos.
A noite de Sábado chegou e trouxe consigo a vigília que, no mínimo, foi estrondosa. E não estou a exagerar na palavra. Para mim, a mais emocionante da minha vida! Aquelas centenas de milhares de velas, aqueles milhares de olhos todos postos em Sua Santidade, aqueles milhares de ouvidos que escutavam atentamente as suas palavras e aqueles milhares de corações que faziam aquelas milhares de bocas inundar de Fé, inundar Cristo feito jovem, faz tremer e arrepiar qualquer um. E ouvir quinhentos mil jovens entoar o lindíssimo hino desta Jornada Mundial é no mínimo arrepiante. Dá vontade de gritar e faz-nos prometer que Jesus jamais morrerá em cada um de nós! Jamais! E a missa desta manhã tornou ainda mais firme essa convicção. Inesquecível e indescritível mesmo!
Ainda não saímos da Austrália e já temos saudades de tudo o que aqui vivemos. Para sempre recordaremos cada minuto.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da Austrália,
Rogai por nós!





Dia 16 22/07/08

19horas – hora portuguesa

E chegou ao fim a nossa peregrinação, depois de quase vinte e quatro horas de avião com pequenas paragens em Singapura e em Londres.
Chegados a Lisboa, já só queríamos chegar ao Porto para junto das nossas famílias e dos nossos amigos. Apesar de toda a felicidade e entusiasmo vividos na Austrália, as saudades de casa e da família já começavam a apertar.
Aqui, os sentimentos confundiram-se. Havia a vontade de vir para casa, a vontade de voltar para Sidney. Mas lá chegámos e concerteza que todos contámos as imensas novidades que trazíamos das terras do Sul. Mas tenho a certeza absoluta que o coração de cada um de nós está cheio, está cheio de Fé e com vontade de gritar ao mundo que Cristo é o Caminho, que Cristo é a Verdade, que Cristo é a Vida!

Espírito Santo,
Rogai por nós!











Uma reflexão teológica acerca do Hino “Receive the Power”

O tema escolhido para ser o Hino da XXIII Jornada Mundial da Juventude, “Receive the Power” (“Recebe a Força”) foi escrito “à volta” do tema escolhido por sua Santidade o Papa Bento XVI, “Recebereis força quando o Espírito Santo descer sobre vós e sereis minhas testemunhas.” (Actos, 1:8). Este tema está dividido em duas partes: por um lado, Cristo reforma a Sua promessa de mandar o Espírito Santo; por outro lado, Cristo chama à responsabilidade os seus seguidores – a vida que essa força exige: os discípulos têm de ser Suas Testemunhas até aos confins da Terra.

Diálogo no Espírito entre Cristo e os jovens discípulos

A canção efectivamente capta os dois aspectos do tema. No refrão, Cristo endereça aos jovens do mundo uma saudação “Aleluia, aleluia! Recebe a força do Espírito Santo. Aleluia, aleluia! Recebe a força para seres uma luz no mundo”. Nos versos, os jovens respondem “nós Te seguiremos até aos confins da Terra”; “nós responderemos e faremos a Tua vontade”; “nós Te adoramos”. Este diálogo no Espírito, entre Cristo e os seus jovens seguidores, está no coração da Evangelização, da Catequese, do acto de acreditar e adorar. É o coração da Jornada Mundial da Juventude.


Um dos objectivos das Jornadas Mundiais da Juventude é a redescoberta, por parte dos jovens, das riquezas do Mundo de Deus, da Sagrada Escritura. Toda a letra do Hino “encaixa” na perfeição no tema da Jornada de Sidney e não só a sua parte central. Como os Actos dos Apóstolos deixam bem claro: a Graça do Espírito Santo é dada aos discípulos para que eles possam testemunhar a Palavra de Deus.

O Hino é uma reflexão

O tema da Jornada Mundial da Juventude 2008 chama-nos à reflexão acerca da força que o Espírito Santo tem nas vidas dos jovens. O Hino invoca o Espírito Santo três vezes no refrão, como Cristo que convida os jovens a “receber a força do Espírito Santo”. Os jovens respondem no verso “Como o Teu Espírito nos chama, nós respondemos e faremos a Tua vontade”. A especificidade do Hino torna-o particular para a Jornada Mundial da Juventude 2008, mas ao mesmo tempo muito abrangente.

O Hino é bíblico

O tema da Jornada Mundial da Juventude 2008 é tirado das últimas palavras que Cristo disse aos seus discípulos antes de subir para o Pai. A promessa do Espírito Santo é especificamente ligada por Cristo para chamar os discípulos para que fossem Suas testemunhas até com o martírio. Mas, para quem? O Espírito Santo fortifica os jovens não para darem testemunho a eles próprios, não para darem testemunho ao Espírito, mas serem testemunhas de Cristo.

Especificidade e continuidade

Embora a canção seja muito específica ao tema da Jornada Mundial da Juventude 2008 – com as suas múltiplas referências à força e ao poder do Espírito Santo e às jovens testemunhas – também se interliga e unifica com os grandes temas catequéticos escolhidos pelo “pai” das Jornadas Mundiais da Juventude, o Papa João Paulo II: “Emmanuel” (Jornada Mundial da Juventude 2000, Roma), “Light to the world” (Jornada Mundial da Juventude 2002, Toronto) e “Nós Te adoramos” (Jornada Mundial da Juventude 2005, Colónia).
Assim, a canção expressa, quer a especificidade da Jornada Mundial da Juventude 2008 em Sidney, quer a continuidade de mais de vinte anos de Jornadas Mundiais, e a de mais de dois mil anos de proclamação da Palavra de Cristo, desde o Arcanjo Gabriel que primeiro chamou Jesus o “Emanuel” (Deus connosco), e João Baptista que o identificou como o “Cordeiro de Deus”.

Padre Anthony Fisher

Hino da Jornada Mundial da Juventude, Sidney 2008
“Recebe a Força”

Cada nação, cada tribo
Vêm juntas para Te adorar
Na tua presença nos alegramos
Iremos seguir-te até aos confins da Terra

Aleluia! Aleluia!
Recebe a Força, do Espírito Santo
Aleluia! Aleluia!
Recebe a Força para ser uma luz para o Mundo!


O Teu espírito nos chama
Nós responderemos e faremos a Tua vontade
Testemunharemos para sempre
A Tua piedade e o Teu amor

Cordeiro de Deus, nós Te adoramos
Nosso Senhor, nós Te adoramos
Corpo de Vida, nós Te adoramos
Emanuel, nós Te adoramos

Cordeiro de Deus, nós Te adoramos
Nosso Senhor, nós Te adoramos
Corpo de Vida, nós Te adoramos
Emanuel, cantaremos para sempre!


Os Números da Viagem


4 – os participantes na Jornada Mundial da nossa paróquia

22 – o número de jovens que viajaram até à Austrália com a Diocese do Porto

24 – o número aproximado de horas de avião que distam Portugal e a Austrália

26 – os cardeais que estiveram nesta Jornada Mundial

100 – os actores que participaram na Via Sacra de sexta-feira, dia 18

400 – as cidades e aldeias da Austrália por onde a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora passou durante 12 meses de peregrinação pelo país

420 – os bispos participantes

450 – os festivais juvenis realizados na Jornada Mundial em 100 lugares diferentes de Sidney

2 mil – os jornalistas que fizeram a cobertura do evento

4 mil – os sacerdotes e diáconos que participaram no evento

8 mil – o número de voluntários que prestaram serviços nos diferentes eventos

223 mil – os jovens que participaram nas actividades da Jornada Mundial

400 mil – as pessoas que participaram na Missa Final em Randwick, a mais numerosa da história da Austrália

500 mil – o número de pessoas que deram as boas-vindas ao Papa Bento XVI na tarde do dia 17 de Julho
25 milhões – as refeições foram servidas entre os dias 15 e 20 de Julho

Glossário
Para que se perceba um pouco melhor a dinâmica e o funcionamento desta Jornada Mundial da Juventude, deixamos aqui alguns “termos” que fizeram parte do nosso dia-a-dia durante 15 dias.

Murrurundi – a pequena vila que acolheu a Ana Isabel, a Rita Calejo e a Ana Patoleia, três das “leceiras” na Jornada

Scone – a pequena cidade que acolheu o resto dos peregrinos do grupo da diocese do Porto

Granville – a estação dos comboios em que tínhamos de sair para irmos para a escola onde estivemos acolhidos durante a estadia em Sidney

Barangaroo – amplo local em Sidney onde a maioria dos peregrinos se concentrava para as refeições, para assistir à Missa de Abertura da Jornada, à Via-Sacra e onde foram dadas as boas-vindas ao Papa Bento XVI aquando da sua chegada

Randwick – hipódromo que acolheu as 400 mil pessoas que participaram na Vigília de sábado à noite, dia 19 de Julho e na Missa Final de domingo, dia 20

Reportagem elaborada na íntegra pelos participantes das jornadas e membros da Assembleia Paroquial de Jovens de Leça da Palmeira, Ana Isabel Faria, Ana Patoleia, Rita Calejo e Simão Bártolo.

in "A Voz de Leça" Ano LV - Número 6 - Setembro de 2008