Nesta página poderá encontrar na íntegra todos os artigos publicados no Jornal "A Voz de Leça" que mereceram destaque de 1ª Página.

A Equipa Redactorial

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Festas de S. Miguel Arcanjo 2007

Como já vem sendo hábito, decorreram durante o mês de Setembro as Festas em Honra de S. Miguel Arcanjo (ou S. Miguel de Moroça, como muitos ainda o gostam de chamar), organizadas pela Confraria de S. Miguel e que tiveram o seu ponto alto no dia 30, com a magnífica Procissão em honra do nosso Santo Padroeiro. As festividades tiveram início no dia 8 de Setembro com uma noite de fados, onde alguns fadistas da nossa praça souberam corresponder ao apelo feito pela Confraria de S. Miguel e emprestaram as suas vozes para a angariação de fundos para a organização da Procissão, numa noite em que estiveram presentes no Salão Paroquial cerca de 200 pessoas. Actuaram os fadistas Anita Faria, Nelson Duarte, Maurício Campelo e Emília Dinis, acompanhados à guitarra por Acácio Gomes e à viola por António Reis.
O programa das Festas continuou no dia 22 com a actuação da Banda Nova Onda, sobejamente conhecida das gentes de Leça que mais uma vez e a título gratuito procurou ajudar através da sua música e da sua juventude a Confraria responsável pelas festividades. Pena foi que o espectáculo preparado pela banda tivesse sido ensombrado por uma arreliadora quebra de corrente que impossibilitou a ligação de luzes e efeitos especiais preparados para o efeito. Ficou a intenção e o trabalho meritório realizado por todos. Num adro bastante bem composto, apesar da noite relativamente fria, foi com agrado que se assistiu a um excelente desempenho desta banda Leceira, que mais uma vez demonstrou a todos que a qualidade afinal também mora aqui em Leça da Palmeira. No dia 28 de Setembro, foi a vez do Trio Ex-Libris, também já habituado a estas festividades, numa actuação pautada pela sobriedade, demonstrando a sua qualidade e levando o público a contínua animação.
Sábado foi o dia naturalmente consagrado a S. Miguel, com a Missa Solene, presidida pelo Rev. Padre Fernando Cardoso Lemos e que contou com a participação de todos os Grupos Paroquiais e brilhantemente animada pelo Coro Milium e pelo Coro da Capela do Monte de Espinho, que se juntaram para assim dar mais alegria a esta celebração em Honra do Santo Padroeiro de Leça da Palmeira.
À noite teve lugar no Salão Paroquial, em virtude do mau tempo, o Festival de Folclore, com a participação do Rancho Típico da Amorosa – Leça da Palmeira, Rancho Folclórico de Mira Serra e Loções – Alcobaça, Grupo de Danças e Cantares de S. Tiago de Bougado – Trofa e ainda o Grupo Regional de Moreira da Maia – Maia.
No Domingo e culminando as Festividades, saiu à rua a tradicional Procissão em Honra de S. Miguel Arcanjo, que apesar da aparição ténue de um sol que esteve sempre “na caixa”, e de um céu ameaçando chuva foi possível mais uma vez que o Cortejo Religioso saísse à rua com a pompa e a circunstância que se lhe reconhece. A Procissão composta por onze andores de onde se destacam as ornamentações com flores de tecido, elaboradas pelas mãos sábias da Rosarinho e da D. Ascensão, cuja dedicação e múltiplos talentos nunca é demais lembrar, trabalham arduamente para que tudo esteja pronto a tempo e horas. A procissão efectuou o seu percurso habitual destacando-se naturalmente a sua passagem pela zona da Amorosa, antigamente designada por Moroça e de onde merecem uma referência especial os magníficos tapetes de flores que os habitantes dessa zona da Freguesia, generosamente prepararam para esta Solenidade. Assistiram à passagem do Cortejo Religioso centenas de pessoas provenientes de vários pontos do Concelho e não só, o que demonstra inequivocamente a importância de tão grandiosa Procissão. Os andores foram transportados pelos Grupos, de acordo com a ordem de saída da Igreja: S. Marçal – Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça, S. João Bosco – Grupo Paroquial de Teatro, S. Clemente das Penhas (Capela da Boa Nova) – Antigos Acólitos, Santa Catarina (Capela de Santa Catarina) – Associação de Acólitos, S. Francisco (Capela da Quinta da Conceição) – Irmandade de Nossa Senhora de Fátima da Igreja Matriz, S. Pedro Gonçalves Telmo (Capela do Corpo Santo) – Confraria das Almas, Sant’Ana (Capela de Sant’Ana) – Rancho Típico da Amorosa, Senhora da Piedade (Capela da Senhora da Piedade) – Real Confraria do Senhor dos Passos e Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora de Fátima (Capela do Monte Espinho) – Irmandade de Nossa Senhora de Fátima do Monte Espinho, Sagrado Coração de Jesus – Confraria do Santíssimo Sacramento, S. Miguel Arcanjo (Igreja Matriz) – Confraria de S. Miguel. A Procissão foi ainda abrilhantada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários Matosinhos-Leça e pela Banda 1º Agosto de Coimbrões – Gaia. Mais uma vez, a Confraria de S. Miguel esteve ao seu melhor nível ao levar a cabo esta Procissão, cuidando de tudo com muito empenho e até ao mais ínfimo pormenor, colocando na rua a maior Procissão do Concelho de Matosinhos. Bem hajam.

José Eduardo Sousa
in "A Voz de Leça" - Ano LIV - Número 7 - Outubro de 2007